Top 10 das páginas e notícias mais lidas em 2023

21 de Dezembro, 2023
Homepage site MNSR

Apresentado, oficialmente, no dia 13 abril, aquando da reabertura plena do Museu Nacional Soares dos Reis, o site oficial do museu totaliza 61 mil utilizadores, com mais de 212 mil páginas visualizadas e 555 mil eventos registados.

Confira o ranking das dez páginas e notícias mais lidas em 2023:

1 – Exposição Portreto de la Animo

Exposição de retratos e autorretratos que integram a Coleção Treger Saint Silvestre, uma das mais importantes e extensivas coleções privadas de Arte Bruta no mundo.

2 – Casa-Museu Fernando de Castro

A Casa-Museu Fernando de Castro foi a residência de uma família de colecionadores dedicada às Pintura, Escultura e Artes Decorativas.

3 – Jardim do Museu Nacional Soares dos Reis acolhe Essência Festival

O jardim do Museu Nacional Soares dos Reis foi, este ano, o palco escolhido para a segunda edição do Vinho Verde – Essência Festival (Art, Wine, Food, Music).

4 – Jornadas Europeias do Património com entrada gratuita

Com o mote «Património Vivo», as Jornadas Europeias do Património visam explorar as práticas, lugares e objetos que hoje fazem parte do nosso património cultural e têm sido transmitidos de geração em geração.

5 – 800 Anos do primeiro Presépio criado por S. Francisco de Assis

No Museu Nacional Soares dos Reis, várias peças do acervo evocam cenas alusivas à Sagrada Família e ao presépio, cuja primeira versão foi criada em 1223 por São Francisco de Assis.

6 – Dia Internacional dos Museus 2023

O Conselho Internacional dos Museus (ICOM) definiu como tema de 2023 «Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar», visando refletir sobre o papel dos museus como lugares de descoberta, que nos falam sobre o passado e impulsionam novas ideias e perspetivas.

7 – Capa da Vogue Portugal fotografada no Museu Soares dos Reis

O editorial de novembro da revista Vogue Portugal é dedicado às artes. A modelo Kirsi Pyrhönen foi fotografada na Sala de Escultura do Museu Nacional Soares dos Reis, junto ao gesso da Estátua de Brotero, de autoria de António Soares dos Reis.

8 – Instalação-vídeo Sine Terra (variações em modo menor)

Sine Terra (variações em modo menor) é uma instalação-vídeo de José Carlos Teixeira em torno da escultura O Desterrado, obra de António Soares dos Reis, que explora conceitos relacionados com a queda, a identidade múltipla e fragmentada, o exílio e deslocações várias.

9 – Noite Europeia dos Museus 2023

A iniciativa, criada em 2005 pelo Ministério da Cultura e da Comunicação de França com o apoio do Conselho Internacional dos Museus (ICOM), tem vindo a permitir novas interações com os visitantes e diferentes experiências com a abertura no período noturno.

10 – Lugar Cativo: exposição a céu aberto no centro do Porto

O movimento Arte pela Arte, criado pelo Lionesa Group, juntou-se ao projeto Outros Lugares, do Museu Nacional Soares dos Reis, e à SIGN, para apresentar Lugar Cativo, uma exposição de uma seleção de obras do acervo do museu patente na Rua do Cativo, no Porto.