Programação de Natal no Museu Nacional Soares dos Reis

30 de Novembro, 2023

O Museu Nacional Soares dos Reis oferece, em dezembro, um programa de atividades evocativo da quadra natalícia, tendo como inspiração a renovada exposição de longa duração.

Visitas temáticas, sessões comentadas, oficinas e concertos fazem parte do calendário proposto.

A primeira iniciativa decorre a 2 e 9 de dezembro, com uma oficina de criação do cartão postal dirigida a maiores de 16 anos.

A pensar nas famílias será realizada uma oficina de construção de um móbil alusivo ao Natal a 16 de dezembro.

Em período de férias escolares, a 20 e 21 de dezembro, o Serviço de Educação dinamiza oficinas de construção de postais de Natal para crianças e jovens dos 7 aos 12 anos.

Nas sessões comentadas, destaca-se a sessão dedicada à pintura Visitação, de Aurélia de Souza, escolhida pelos seguidores das redes sociais do Museu Nacional Soares dos Reis como peça do mês. Na tela, a artista representa num espaço interior doméstico uma mulher vestida de negro a fazer uma vénia a um anjo. A sessão comentada realiza-se a 13 de dezembro, às 18h, com repetição dia 15, às 13h30.

Já as visitas temáticas decorrem entre os dias 8 e 22 de dezembro e percorrem cenas alusivas à natividade em pinturas e esculturas presentes na exposição de longa duração. O Museu Nacional Soares dos Reis propõe, igualmente, visitas comentadas que estimulam a abordagem sobre a descoberta de novos lugares, percorrendo as origens da produção artística, e a importância da Arte portuguesa na encruzilhada dos tempos (1900) e dos materiais utilizados para a produzir, tanto na pintura como no têxtil.

Ainda em dezembro, o Auditório do Museu Nacional Soares dos Reis acolhe dois concertos com entrada gratuita. A 16 de dezembro (sábado), às 16h, o Ensemble Music Theater traz música-cénica num repertório de 12 obras para piano, violino e violoncelo.

A 19 de dezembro (terça-feira), às 21h30, o Coral Vox Cantabile, o Grupo vocal “MSS Voices” e o Ensemble de Cordofones da Escola de Música Maestro Samuel Santos apresentam um Concerto de Natal, abarcando diferentes estilos, desde a música gospel à música tradicional americana.