Loading...

Oficinas | Dezembro

2023-12-31
2023-12-01

 

Inscrições
se@mnsr.dgpc.pt (até 48 horas de antecedência)

Cartão postal e as memórias de Natal
2 dezembro (sábado), 10h30-12h30 | 14h30-17h30
9 dezembro (sábado), 10h30-12h30 | 14h30-17h30
Público | >= 16 anos
Valor | 5 Euros
Oficina orientada pelo Serviço de Educação

Os cartões-postais estiveram no auge no final do século XIX e no início do século XX. Eram uma forma de comunicação rápida e barata e não implicavam as formalidades textuais das cartas comuns. Rapidamente se transformaram na forma de comunicação mais utilizada e, aos poucos, transformaram-se em verdadeiros registos documentais de viagens e experiências, que se comunicavam aos familiares e amigos, e também na forma como se transmitiam notícias, boas ou más, e ainda se manifestava saudade ou desejava felicidades.
Nesta oficina propomos que cada um elabore, recorrendo a várias técnicas e diferentes materiais, o seu postal 3D personalizado e recupere o hábito e a tradição de desejar um Feliz Natal com um cartão-postal.

 

 

Uma mão cheia de objetos
17 dezembro (domingo), 10h30-12h30
Público | Famílias com crianças e jovens dos 6 aos 16 anos
Valor | 2 Euros
Oficina orientada pelo Serviço de Educação

A partir de imagens alusivas à quadra natalícia de pinturas e objetos da exposição de longa duração, apuramos o “olho de lince” mas também o pensar e sentir o que se não vê. Somos desafiados a descobrir pormenores e a conhecer histórias, técnicas, formas, funções, usos e significados. E tudo vai ficar registado na construção de um móbil. Participe em família!.

 

 

Resgatar o postal de Natal
20 e 21 dezembro (4ª e 5ª feira), 10h30-12h30 ou 14h30-16h30
Público | Crianças dos 7 aos 12 anos
Valor | 2 Euros
Oficina orientada pelo Serviço de Educação

O Natal está mesmo a chegar e com ele a lembrança daquele amigo ou familiar que se encontra longe a quem queremos desejar Festas Felizes. Telefonar é uma hipótese, mandar mensagem também, mas nada melhor do que recuperar a tradição e enviar um postal. Se for personalizado ainda melhor, tem muito mais significado.
Nesta oficina o desafio é fazer o próprio postal de Natal. Recorrendo a vários materiais e várias técnicas e com criatividade e bom gosto será uma excelente oportunidade para recuperar a tradição na forma de comunicar.

 

 

Como construir uma câmara clara
27 dezembro (domingo), 14h00-16h00
Público | >= 16 anos
Valor | Entrada gratuita
Oficina orientada pelos Serviços de Educação e de Conservação e Restauro

A câmara clara, ou camera lucida como também é conhecida, é um instrumento auxiliar do desenho muito importante para a fotografia e para a Física Ótica. Este instrumento permite ao utilizador a observação em simultâneo do objeto a desenhar e a superfície de desenho, como um decalque. Através da observação pela câmara clara, o desenhador pode simplesmente documentar os pontos chave da escultura ou imagem a reproduzir, ou decalcar todas as linhas de força da forma ou da composição.
Nesta oficina, pretende-se partilhar um projeto que permite, com materiais simples, provar que é possível criar uma ferramenta ilustrativa de Arte e simultaneamente de Ótica, comprovando ainda que existe muita Ciência na Arte.

×