Loading...
Têxtil

Conjunto de saia e casaco

Século XVIII (meados)

Cetim de seda (exterior); algodão (interior)

Ficha de inventário

Conjunto de saia e casaco, provavelmente de inverno, em seda verde, inteiramente decorado com motivos geométricos e vegetalistas relevados, conseguidos por pesponto que une o tecido exterior ao tecido interior, passando pelo enchimento entre os dois, resultando num belo efeito acolchoado.

O casaco é cortado na cintura, de onde pende uma grande aba, que se sobrepõe à saia até abaixo da anca. Esta aba é mais comprida e mais rodada nas costas.

Fecha na frente por colchetes e remata na zona superior por encaixe de rendas brancas, das quais saem pequenos fitilhos de seda, verdes. Manga com dobra repuxada, a cobrir o cotovelo.

A saia, de corte direito, é franzida na cintura, para cobrir folgadamente a armação interior, que formava as “anquinhas”, próprias da moda do século XVIII.

Conhecem-se modelos com alguns elementos acolchoados, mas este exemplar torna-se raro por apresentar esse efeito na sua totalidade. Esta característica e os motivos decorativos remetem-nos para as colchas produzidas na Índia, que, durante os séculos XVI e seguintes, Portugal transacionou e exportou. Contudo, não podemos afirmar a sua origem indiana: exemplares semelhantes em museus estrangeiros são classificados como ingleses.

×