Loading...
Têxtil

Godrim/Colcha

Godrim/Colcha

Índia, possivelmente Cambaia, Guzerate

Século XVII 

Algodão; fios policromos de seda frouxa; enchimento de filaça de algodão.  

Ficha de inventário

Godrim é um termo apropriado do original indiano que designa uma colcha de abafo. Esta peça é constituída por duas telas de algodão, unidas pelos pontos do bordado, com um enchimento de filaça que lhe confere relevo e conforto. O bordado é executado predominantemente em ponto atrás, com motivos decorativos de carácter vegetalista, aves exóticas, desenhos cruciformes, cavaleiros trajados à portuguesa e, no medalhão central, um pelicano.

Os têxteis da Índia, e particularmente estes godrins, exerceram enorme fascínio quando Vasco da Gama os apresentou na corte, no regresso da sua primeira viagem. Esse agrado converteu-se rapidamente em encomendas por parte das classes mais abastadas, transformando-os em objetos de luxo e ostentação.

A procura ficou a dever-se à sua qualidade estética e ao bem conseguido cruzamento entre oriente e ocidente: do oriente, a matéria-prima, a técnica, os elementos simbólicos e decorativos; do ocidente, os valores simbólicos portugueses (heráldicos e outros). Respondiam também a vários requisitos: cobrir camas, dosséis, decorar paredes de habitações ou de igrejas, enfeitar varandas ou dar conforto a estrados em dias solenes.

Estas peças eram produzidas predominantemente em Cambaia, na região de Guzerate, e eram transportados anualmente em grande número pelas naus da Carreira da Índia através de Goa, no então Estado Português da Índia.

×