Loading...
Têxtil

Véstia

Véstia

Século XVIII (meados)

Cetim de seda; fios de seda; metal
Ficha de inventário

Peça de indumentária masculina, a véstia era usada sobre a camisa e por baixo da casaca, sendo esta última sempre mais comprida e mais decorada. Fossem da mesma cor, ou de cores diferentes, a casaca e a véstia completavam-se.

Esta véstia apresenta-se cintada, fechada na frente por botões dourados com decoração relevada (dos quais, infelizmente, já restam poucos) colocados em duas fileiras paralelas, apenas com casas de um dos lados. Tem mangas compridas, bolsos com pala que esconde parcialmente 3 botões idênticos aos restantes. É bordada a fios de seda, nas cores creme e verde, cumprindo um desenho estilizado de inspiração vegetalista.

Repare-se que o bordado, talvez pelo brilho do suporte ou dos fios de seda, dá uma primeira ilusão de ser dourado. Porém, o fio metálico dourado não toma parte nesta decoração.

Este modelo, com as suas variantes, esteve em voga no séc. XVIII, quando a indumentária masculina era concebida, tal como a feminina – e sem ficar a dever nada a esta, quer em requinte, quer em luxo, ou mesmo em extravagância – para uma “festa” permanente, de acordo com a mentalidade da época, e seguindo a moda, ditada principalmente pela corte francesa de Versalhes.

×