Loading...

Visita «Pillement na Sala de Música do Palácio dos Carrancas»

13 de Outubro, 2023

No âmbito da programação proposta para o mês de outubro, decorre no próximo dia 20, pelas 11 horas, a visita orientada, por Paula Santos, «Pillement na Sala de Música do Palácio dos Carrancas».

 

Pillement na Sala de Música do Palácio dos Carrancas
20 outubro (6ª feira), 11h00
Público | Jovens e adultos
Valor | bilhete de entrada + 2 EUR
Visita orientada por Paula Santos

 

Inscrições
Formulário online (com 48 horas de antecedência)

As alegorias do reinado de D. João VI servem de fundo para contextualizar a fase portuguesa do paisagista Jean Pillement (Lyon 1728-1808), cuja atividade no Porto deixou rasto visível na obra de Francisco Vieira, o mestre-dourador da antiga Porta do Olival.

 

Esta visita permitirá distinguir inovações na pintura de paisagem do século XVIII através de uma seleção de obras de um dos artistas mais influentes e apreciados na esfera do colecionismo português.

 

Jean Pillement (Lyon 1728 – 1808) foi um artista francês com formação em desenho têxtil na fábrica GobelinsParis. Viveu em Lisboa antes do Terramoto de 1755, onde trabalhava como desenhador na Real Fábrica das Sedas. Tendo viajado pela Europa, regressou a Portugal cerca de 1782, onde se distinguiu na técnica a pastel no domínio da Paisagem.

 

O pintor tratava de forma idílica cenas campestres e marinhas idealizando a natureza. Também captou aspetos de Portugal ligados à faina do Tejo e do Douro. No Porto lançou as bases de uma corrente de Paisagem junto de Domingos Vieira e seu filho, Francisco Vieira, o Portuense.

×