Valter Hugo Mãe assina editorial do Museu Nacional Soares dos Reis

22 de Fevereiro, 2024

O escritor Valter Hugo Mãe é o autor do editorial da newsletter de fevereiro, do Museu Nacional Soares dos Reis, assinando o texto «Outras famílias».

Valter Hugo Mãe é um dos mais destacados autores portugueses da atualidade. A sua obra está traduzida em variadíssimas línguas, merecendo um prestigiado acolhimento em muitos países. Estará presente no Museu Nacional Soares dos Reis, no próximo dia 29 fevereiro, pelas 19h00, para a sessão de apresentação do seu mais recente livro “Deus na Escuridão”.

A sessão, que contará ainda com as presenças de Albuquerque Mendes, Rosa Alice Branco e Rui Couceiro, tem entrada gratuita, sujeita a inscrição prévia até dia 27 fevereiro para o email comunicacao@mnsr.dgpc.pt.

O livro “Deus na Escuridão” explora a ideia de que amar é sempre um sentimento que se exerce na escuridão. Uma aposta sem garantia que se pode tornar absoluta. A dúvida está em saber se os irmãos podem amar como as mães que, por sua vez, amam como Deus. Passada na ilha da Madeira, esta é a história de dois irmãos e da necessidade de cuidar de alguém. Delicado e profundo, Deus Na Escuridão é um manifesto de lealdade e resiliência.

Autor dos romances: Deus na escuridão, As doenças do Brasil, Contra mim (Grande Prémio de Romance e Novela – Associação Portuguesa de Escritores); Homens imprudentemente poéticos; A Desumanização; O filho de mil homens; a máquina de fazer espanhóis (Prémio Oceanos); o apocalipse dos trabalhadores; o remorso de baltazar serapião (Prémio Literário José Saramago) e o nosso reino.

Escreveu alguns livros para todas as idades, entre os quais: Contos de cães e maus lobos, O paraíso são os outros, As mais belas coisas do mundo, Serei sempre o teu abrigo e A minha mãe é a minha filha. A sua poesia encontra-se reunida no volume publicação da mortalidade. Publica a crónica Autobiografia Imaginária, no Jornal de Letras, e Cidadania Impura, na Notícias Magazine.