Reunião preparatória para simulacro de incêndio no Museu

30 de Novembro, 2023

Decorreu, esta manhã, uma reunião preparatória do simulacro de incêndio que, em breve, será realizado no Museu Nacional Soares dos Reis, no âmbito da contínua revisão e atualização do Plano de Segurança existente.

A reunião contou com a presença de representantes da Proteção Civil, Polícia de Segurança Pública, Batalhão de Sapadores Bombeiros e da empresa responsável pela realização do simulacro.

O objetivo do exercício a realizar visa a melhoria da capacidade de resposta da equipa do Museu a um eventual caso de incêndio nas instalações do Palácio dos Carrancas, garantindo não só a evacuação de pessoas, mas também a salvaguarda das obras que integram o acervo museológico (Simulacro de Intervenção e Evacuação de Bens Culturais).

A realização destas reuniões permite criar novas sinergias e cooperações mais estreitas entre o Museu Nacional Soares dos Reis – enquanto instituição que gere bens culturais – e os diferentes serviços que integram a Proteção Civil, tendo em vista uma gestão mais eficaz em situações de crise, com controlo e redução de perdas e danos.