Programa ‘Visita Guiada’ dá a conhecer Exposição de Longa Duração

5 de Março, 2024

No dia em que completou 10 anos de existência, o programa ‘Visita Guiada’ esteve em gravações no Museu Nacional Soares dos Reis (MNSR). Conduzido por Paula Moura Pinheiro, o programa dedicado à nova Exposição de Longa Duração do MNSR será exibido em abril, na RTP2.

Ao longo da última década, o programa ‘Visita Guiada’ já esteve por diversas ocasiões no Museu Nacional Soares dos Reis, mas regressa agora na nova temporada, dando a conhecer todos os pormenores que conduziram à reformulação da Exposição de Longa Duração, através da conversa com António Ponte, Diretor do Museu Nacional Soares dos Reis.

Com um percurso de quase 200 anos, aquele que é o primeiro museu público de arte do país apresenta um renovado olhar sobre as suas coleções, valorizando sempre o património cultural que integra e honrando a história de que é herdeiro.

Na nova exposição de longa duração, o MNSR propõe um percurso com duas leituras complementares. Uma primeira leitura, que reflete a sua história e a forma como as coleções foram sendo integradas, e numa segunda leitura são valorizados os artistas e as suas obras. A exposição apresenta um total de 1133 peças distribuídas por 27 salas.

Com autoria e apresentação de Paula Moura Pinheiro, o Visita Guiada conta a História do território português e das suas relações com o resto do mundo através do património histórico, material e imaterial.

‘No extremo ocidental do continente europeu, o território que há cerca de 900 anos passou a ser Portugal está, naturalmente, sobre-exposto ao contacto com outras geografias. As provas de uma extensa e complexa rede de relações com outros povos e culturas datam logo desde a pré-História e não param de se suceder: como em qualquer outro território, tudo o que se produziu e aconteceu no território português ao longo dos tempos está sempre, direta ou indiretamente, ligado a outros lugares e a outras gentes.

É essa leitura global, integrada da História e do património que Paula Moura Pinheiro procura junto dos melhores investigadores nas áreas da História, da Arqueologia, da Geografia, das Artes, da Arquitetura’.

Produzido pela RTP2, o Visita Guiada começou a ser emitido semanalmente em 2014.