Museu Nacional Soares dos Reis na plataforma Google Arts & Culture

25 de Agosto, 2023

O Museu Nacional Soares dos Reis está na plataforma Google Arts & Culture, disponibilizando online as suas coleções, a nível mundial.

Através desta plataforma pode explorar  exposições e visitas virtuais naquele que é considerado um “cartão de visita” representativo do património nacional.

O projeto “Portugal: Arte e Património”, uma parceria do Google Arts & Culture com o Ministério da Cultura, através da Direção-Geral do Património Cultural, oferece a qualquer interessado, em qualquer lugar do mundo, a possibilidade de enriquecer conhecimentos sobre as coleções dos espaços museológicos e dos monumentos nacionais.

O Google Arts & Culture apresenta ao mundo alguns dos nomes maiores da pintura portuguesa, a par de uma fascinante viagem por mil anos de obras-primas que nos identificam e prestigiam.

Através do Google Arts & Culture as coleções dos museus – entre os quais se encontra o Museu Nacional Soares dos Reis – estão acessíveis para qualquer utilizador, a nível mundial, alargando o âmbito da sua divulgação e conhecimento.

A ferramenta abre ainda um vastíssimo leque de oportunidades junto de públicos específicos, como a comunidade escolar, os seniores, ou mesmo os investigadores académicos.

Lançado em 2011, o Google Arts & Culture é um site mantido pelo Google em colaboração com museus de diversos países. Utilizando tecnologia do Street View, o site oferece visitas virtuais gratuitas a algumas das maiores galerias de arte do mundo. Ao “transitar” pelas galerias, é possível também visualizar imagens em alta resolução de obras selecionadas de cada museu.