O Museu Nacional Soares dos Reis integra a lista das melhores sugestões de visita à cidade do Porto, publicada pela Condé Nast Traveler, uma premiada revista de viagens de luxo e estilo de vida publicada pela Condé Nast.
Num artigo assinado por Abigail Malbon e Mary Lussiana e divulgado este mês, a Condé Nast Traveler destaca que “À medida que o interesse em visitar o Porto cresce cada vez mais, os visitantes encontram ainda mais coisas para fazer na cidade. O que antes era visto por muitos como uma viagem curta está a tornar-se uma pausa mais longa, com exploração de outros locais fora do centro da cidade e em áreas vizinhas”.
Sobre o Museu Nacional Soares dos Reis, as autoras escrevem: “A arte, antiga e nova, é facilmente acessível no Porto. O Museu Nacional Soares dos Reis é um dos museus mais importantes de Portugal, instalado num dos palácios mais antigos do país. Reabriu em abril do ano passado, após vários anos de encerramento e remodelação, abrindo novamente as suas portas a uma excelente coleção de arte portuguesa com vários destaques do escultor do século XIX cujo nome o museu ostenta, António Soares dos Reis. Não perca a sua escultura, O Desterrado: esculpida em mármore de Carrara, é a prova que justifica o facto de, por vezes, ser apelidado como o ‘Miguel Ângelo’ de Portugal”.
Recorde-se que, em julho passado, o Museu Nacional Soares dos Reis recebeu o Prémio Travelers’ Choice 2024 do Tripadvisor, figurando assim entre os 10% das melhores atrações do mundo.
Os vencedores dos Travelers’ Choice, anteriormente designados Certificados de Excelência, atribuídos desde 2011, distribuem-se nas categorias de alojamento, restaurantes e atrações em todo o mundo que propiciaram continuamente a melhor experiência aos clientes/visitantes.
Recentemente distinguido com o Prémio Museu do Ano 2024, pela Associação Portuguesa de Museologia, o Museu Nacional Soares dos Reis totalizou, no primeiro ano após a reabertura, cerca de 86 mil visitantes (60% nacionais e 40% estrangeiros), promoveu oito exposições temporárias e realizou cerca de 700 atividades de mediação (visitas, oficinas, sessões comentadas, entre outras).