https://simal.ing/
MNSR distinguido pela APOM com Prémio Museu do Ano
Loading...

MNSR distinguido pela APOM com Prémio Museu do Ano

31 de Maio, 2024

O Museu Nacional Soares dos Reis (MNSR) foi hoje distinguido com o Prémio Museu do Ano, pela Associação Portuguesa de Museologia, em sessão presidida pelo Presidente da República, realizada na Alfândega do Porto.

 

Antes da cerimónia de entrega dos prémios APOM 2024, Marcelo Rebelo de Sousa teve oportunidade de visitar o Museu Nacional Soares dos Reis, detendo particular atenção na pintura ‘Descida da Cruz’, de Domingos Sequeira, pertencente à Fundação Livraria Lello, e que passará a integrar a exposição de longa duração do MNSR já a partir de amanhã.

 

Para António Ponte, Diretor do Museu Nacional Soares dos Reis, trata-se de uma distinção que “muito honra a instituição, premiando a dedicação e empenho de todos os profissionais que diariamente contribuem para elevar e sustentar a reputação do MNSR, cada vez mais fortalecida e confirmada”. Agradecendo a todos os que têm vindo a colaborar neste projeto, António Ponte lembrou a importância dos apoios mecenáticos e do Círculo Dr. José de Figueiredo – Amigos do Museu Nacional Soares dos Reis.

Tratando-se de uma premiação entre pares, a atribuição do Prémio Museu do Ano “adquire ainda maior significado e relevância, traduzindo o reconhecimento pelo trabalho que tem vindo a ser desenvolvido ao longo dos últimos anos, sobretudo após a reabertura plena do MNSR”.

 

O Museu Nacional Soares dos Reis foi ainda distinguido com o Prémio Parceria, pelo Programa Arte e Saúde, desenvolvido em parceria com o Centro Hospitalar Universitário do Porto, com o contributo mecenático da Fundação António Manuel da Mota. Este programa tem como destinatários a comunidade de utentes, acompanhantes, cuidadores e profissionais de saúde de uma das entidades mais populosas do território ‘vizinho’ do MNSR: o Centro Hospitalar Universitário do Porto, composto pelo Hospital Santo António; Centro Materno Infantil do Norte Albino Aroso; Centro de Genética Médica Jacinto de Magalhães, Centro Integrado de Cirurgia de Ambulatório e Hospital Magalhães Lemos.

 

Reunindo a coleção mais importante de arte portuguesa do século XIX, a renovada exposição de longa duração do Museu Nacional Soares dos Reis, cuja abertura ao público ocorreu a 13 abril de 2023, foi construída de acordo com os mais recentes padrões de acessibilidade e inclusão museológica.

 

O MNSR assume-se como um espaço plural, de partilha de identidade e pertença através da arte e cultura, promovendo a reflexão, a criatividade e o pensamento crítico contemporâneo partindo das coleções que guarda, conserva, investiga e comunica.

 

Com uma programação regular diversa, destacam-se várias exposições temporárias, que trazendo interpretações diversificadas sobre os diferentes núcleos da sua exposição de longa duração, permitem aprofundar o conhecimento científico de artistas representados nas coleções, bem como reforçar as ligações com parceiros e visitantes.

×