Conversa sobre sustentabilidade e o contributo dos museus

14 de Setembro, 2023

O Diretor do Museu Nacional Soares dos Reis, António Ponte, participa no próximo dia 29 setembro, pelas 11 horas, na Conversa sobre sustentabilidade e o contributo dos museus, promovida pelo Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento, no âmbito das Jornadas Europeias do Património.

Procurando sensibilizar os públicos para os valores da defesa do património ferroviário e da importância deste meio de transporte para um futuro mais sustentável, o Museu Nacional Ferroviário assinala as Jornadas Europeias do Património 2023 com uma programação diversificada.

Neste contexto, e na sequência da apresentação do Plano de Sustentabilidade do Museu Nacional Ferroviário, em maio último, a Fundação Museu Nacional Ferroviário organiza uma conversa intitulada Caminhos da Sustentabilidade, na qual se pretende falar sobre sustentabilidade nas suas diferentes vertentes e o contributo dos Museus para esta temática.

Programa:

Manuel Cabral, presidente da FMNF – enquadramento e apresentação do Plano de Sustentabilidade do MNF

João Neto, presidente da APOM

João Pinto Coelho, coordenador da Rede de Museus do Médio Tejo

Miguel Sanches, Biosphere

António Ponte, diretor do Museu Nacional Soares dos Reis

Inscrições em https://bit.ly/3LbGUEH

Jornadas Europeias do Património

As JEP são uma iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia e são o evento cultural mais amplamente celebrado e partilhado pelos cidadãos da Europa.

Mais de 70 000 eventos são organizados todos os anos com o objetivo de sensibilizar para o património comum da Europa e para a necessidade da sua contínua proteção, através da criação de experiências que promovam a inclusão e fomentem a criatividade e a inovação.

A ideia base da iniciativa é promover o acesso ao património, convidando à participação ativa na descoberta de uma herança cultural comum, implicando o envolvimento dos cidadãos europeus com o património cultural.

Reforçar os sentimentos de identidade cultural, de memória coletiva e de afirmação de um património comum cuja riqueza reside na sua diversidade são os grandes objetivos das JEP que representam, por isso, uma celebração da solidariedade internacional, do diálogo e da diversidade culturais, constituindo momentos de reapropriação dos vestígios culturais do passado.

Consulte o Programa JEP 2023 sempre em atualização