Comemoração do Dia Nacional dos Centros Históricos

12 de Março, 2024

O Dia Nacional dos Centros Históricos assinala-se oficialmente a 28 de março. À semelhança das edições anteriores, o Porto antecipa a comemoração para o fim-de-semana, permitindo que mais pessoas usufruam de um programa pleno de iniciativas.

Este ano, o Centro Histórico do Porto, classificado como Património Mundial pela UNESCO desde 1996, vai ser celebrado nos dias 23 e 24 de março, alargando-se assim o programa a dois dias, com um leque ainda maior de atividades para todos.

Para esse fim-de-semana, o Museu Nacional Soares dos Reis, o único Museu Nacional localizado na cidade do Porto e no Norte de Portugal, propõe duas atividades, agendadas para 23 e 24 março, sendo que a entrada é gratuita ao domingo para todos os residentes em Portugal.

No sábado, dia 23, pelas 16 horas, decorre o concerto do Síntese – Grupo de Música Contemporânea apresentando um programa dedicado à celebração da literatura portuguesa, com particular destaque para a poesia de Eugénio de Andrade. (atividade com entrada gratuita).

No domingo, dia 24, pelas 10h30, será realizada uma visita-oficina para famílias, com crianças a partir dos 10 anos. Nesta atividade, desenvolvida pela Associação Compassio, debruçamo-nos sobre a pintura e o que nos transmite, o que nos conta, o que nos faz sentir. Partindo da observação e reflexão partilhamos o que vemos e o que desejamos ver. Construímos histórias do dia-a-dia que irão ter novos títulos, novos autores, novas personagens com quem nos cruzamos e que tanto carinho e cuidado nos inspiram. Regressamos a outras paisagens com uma obra simbólica passada da caneta para o papel. (atividade com custo associado, sendo que as inscrições podem ser efetuadas pelo email se@mnsr.dgpc.pt)

O Dia Nacional dos Centros Históricos, criado em 1993, comemora-se anualmente a 28 de março, na data do nascimento de Alexandre Herculano, seu patrono e um dos maiores defensores do património nacional.

Recorde-se que Alexandre Herculano é autor do poema Tristezas do Desterro, que serviu de inspiração a António Soares dos Reis para criar O Desterrado, escultura de maior relevo e destaque da coleção do Museu Nacional Soares dos Reis.

A data pretende recordar a importância dos centros históricos enquanto elementos de cultura e património que encerram um elevado valor histórico.