Loading...

Oficinas | Março

2024-03-31
2024-03-01

Oficina Pigmentos e Ciência da cor
3 março (domingo), 10h30

Público | Famílias com crianças e adolescentes a partir dos 12 anos
Preço | 2 Euros/pessoa
Oficina orientada pelo Serviço de Conservação e Restauro
Inscrições se@mnsr.dgpc.pt (até 48 horas de antecedência)

A história da utilização da cor está intimamente relacionada com a história dos pigmentos naturais e artificiais. A cor em si é mais do que pigmento, pode ser cor luz, perceção, soma ou subtração de radiação. Trata-se de uma matéria de estudo muito interessante, quer para a compreensão da nossa perceção do mundo, quer para o entendimento da produção artística. Os pigmentos dizem muito sobre uma obra de arte, e convidamo-lo a descobrir connosco todos os mistérios que esta matéria pictórica esconde.

 

Oficina À procura da beleza
17 março (domingo), 10h30

Público | Famílias (todas as idades)
Preço | Gratuita
Oficina orientada pelo Serviço de Educação
Inscrições se@mnsr.dgpc.pt (até 48 horas de antecedência)

Nesta oficina vamos descobrir os objetos das coleções do Museu Nacional Soares dos Reis que desafiam a nossa sensibilidade e entendimento. Num processo exploratório, envolvemo-nos a contemplar, comparar, nomear, descrever, dar sentido… e a criar novas imagens para revisitar a beleza do momento no Museu.

 

Visita Oficina “O meu quadro mais precioso”
24 março (domingo), 10h30

Público | Famílias (com crianças a partir dos 10 anos)
Preço | 10 Euros (gratuito para crianças com idade inferior a 12 anos)
Oficina orientada pela Associação Compassio
Inscrições se@mnsr.dgpc.pt (até 48 horas de antecedência)

O Museu tem várias coleções que retratam diferentes expressões artísticas que nos guiam pelo tempo, nos transportam por diferentes latitudes culturais, com outros hábitos, outros costumes, outros olhares sobre o estético e a forma de se representar.
Nesta visita-oficina debruçamo-nos sobre a pintura e sobre o que a mesma nos transmite, nos conta, e nos faz sentir. Partindo da observação e reflexão, construímos histórias do dia-a-dia que irão ter novos títulos, novos autores, novas personagens. Viajamos para outras paisagens com uma obra simbólica passada da caneta para o papel. Uma atividade desenvolvida pela Associação Compassio.

×