Loading...
Mobiliário

Estante de coro

António de Azevedo Fernandes, Porto

1697

Pau-santo; ferragens em latão dourado; imagem em madeira dourada e policromada

Ficha de inventário

Por encomenda da Madre Mariana de S. Paulo, abadessa do Real Convento de Santa Clara de Vila do Conde esta estante foi destinada ao coro alto da Igreja do convento.

As estantes monumentais de quatro faces encontram-se entre as peças de mobiliário mais prestigiadas da segunda metade do século XVII: de planta poligonal, fiel aos padrões geométricos de quinhentos, assenta em pés em forma de garra, e é executada em pau-santo com grande variedade de aplicações em latão dourado. Coroa a estante uma escultura em vulto, policromada e dourada representando S. Paulo.

Descrição

Estante de coro com 3,5 metros de altura e d e estrutura piramidal, com um suporte de quatro lados para pousar livros de cânticos. Apresenta uma base hexagonal de onde saem volutas volumosas que se apoiam numa das extremidades, num plinto com estrutura poligonal igual à da base. As superfícies de pau-santo têm abundantes guarnições em latão dourado com diferentes aplicações. As composições dos frisos metálicos variam entre motivos de estilização floral, rematados pela flor-de-liz e nos remates dos frisos das volutas surgem botões ou discos. Os pés, em metal, são em forma de garra de ave. O topo remata com a estátua de S. Paulo, escultura de vulto em madeira dourada e policromada, com os atributos do livro e espada.

×