CHUP e MNSR apresentam projeto colaborativo Arte e Saúde

8 de Abril, 2022
Projeto Arte e Saúde no CHUP

O Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUP) e o MNSR lançam o projeto colaborativo Arte e Saúde, com ações de intervenção cultural em diferentes espaços do Hospital de Santo António, com os seus utentes e acompanhantes.

Centrado nos benefícios da Arte na construção de um ambiente favorável que minimize impacto da doença, o projeto consolida a parceria entre as duas instituições vizinhas e aproxima os profissionais do CHUP, os utentes e seus acompanhantes do Museu, que procura consolidar o seu papel fora de portas.

Uma das ações materializa-se com o núcleo expositivo OUTROS LUGARES. Esta ação leva um conjunto de fotografias de autor com pormenores de pinturas e esculturas de artistas como António Soares dos Reis, Artur Loureiro, Aurélia de Souza, Henrique Pousão, José Malhoa, Marques de Oliveira e Silva Porto, a diferentes espaços do CHUP. Os trabalhos fotográficos, que ilustram detalhes de peças que transmitem sensações de relaxamento ou bem-estar, procuram humanizar o espaço.

Desta parceria resulta, igualmente, a criação do bilhete de utente e acompanhante do CHUP, com um desconto de 50 por cento no valor de entrada no Museu, a programação de atividades para os profissionais do CHUP, com o objetivo de proporcionar momentos de lazer, de descompressão, estimulantes e diferenciadores do seu quotidiano, e de atividades educativas para utentes do serviço de pediatria, prosseguindo objetivos de humanização e de educação pela arte.

Este projeto tem o apoio mecenático da Fundação Manuel António da Mota e o apoio institucional do Círculo Dr. José de Figueiredo – Amigos do MNSR.