Programa Performativo de Corpo Presente

2023-02-11
2022-11-26

O Museu da Cidade apresenta no MNSR um ciclo estendido de intervenções performativas a partir e em torno da pintura Autorretrato como Santo António de Aurélia de Souza. No programa De Corpo Presente, a par da exposição Vida e Segredo. Aurélia de Souza 1866-1922, cinco performers colocam o acento no corpo e no espaço: da leitura à instalação ativada, do som ao dispositivo cénico habitado, da palavra poética ao trabalho performativo grupal com a comunidade escolar. Entre novembro e fevereiro de 2023, Luísa Mota, António Poppe, Vera Mota, Isabel Carvalho e Carminda Soares evocarão em cinco novas criações performativas o arrojo de Aurélia – uma mistura de rigor histórico e poético, questionamento político e estético, jogos da autoencenação, olhares para gestos domésticos, femininos e papéis de género. O ciclo assume-se como uma criação-reflexão da atualidade de Aurélia, trazendo à escuta os seus ecos.

Ver datas com programa completo