Nem 3 Dias o Mundo Vê Passar

2021-09-23

Comissariado – Bernardo Pinto de Almeida
Comissariado Executivo – José da Costa Reis

O MNSR, numa coprodução com a Câmara Municipal do Porto e o Círculo Dr. José Figueiredo – Amigos do MNSR, acolhe a exposição de fotografia NEM 3 DIAS O MUNDO VÊ PASSAR, de Graça Sarsfield e Francisca Siza. Comissariada por Bernardo Pinto de Almeida, a exposição alia o digital ao analógico numa nova perspetiva fotográfica intergeracional, apresentada num formato díptico.
Esta exposição é partilhada entre Graça Sarsfield, a avó, e Francisca Siza, a neta, que trabalham o analógico e o digital respetivamente. Enquanto Graça Sarsfield constrói as imagens analogicamente, Francisca Siza desconstrói a partir da matriz, recorrendo ao digital, editando novas imagens. Neste casamento onde a fria tecnologia do digital se funde com o analógico, pretende-se falar do que é finito dando lugar a uma outra coisa: Finitude/Renovação.
A exposição é, igualmente, apresentada como uma homenagem a Luís Serpa, desparecido em 2015, personalidade lisboeta que muito impulsionou a arte contemporânea.