Mesa de Biblioteca da coleção de João Allen

2021-08-28
Mesa de Biblioteca da coleção de João Allen

A partir de uma seleção de três obras, os seguidores das redes sociais do MNSR elegeram como peça do mês uma mesa de biblioteca da coleção de João Allen.

Este exemplar cumpria um programa cultural e científico com origem em meados de setecentos e que testemunhava, pelas “pedras raras e antigas”, o encantamento pelos locais arqueológicos emblemáticos da Antiguidade Romana. Revelava, ainda, nos diferentes 273 litótipos o fascínio pela História Natural e pela mineralogia, num espírito científico e cultural que definiu o Grand Tour, distante paralelismo do fenómeno que hoje designamos de turismo.

Saiba mais sobre a peça numa sessão comentada pela gestora de coleção Paula Oliveira. Dia 28 de agosto, às 13h30.