A Índia em Portugal – Um Tempo de Confluências Artísticas

2021-06-30
2021-05-15

Comissariado – Hugo Miguel Crespo

A exposição apresenta um grande número de peças historicamente relevantes, incluindo muitas de coleções particulares, algumas nunca antes vistas. Esta mostra reflete a forma como a chegada dos portugueses à Índia, ao criar, nos séculos XVI e XVII, novas vias de comércio transoceânico, tornou possível a encomenda por parte dos europeus de objetos artísticos até então desconhecidos.
A mostra é composta por cerca de 70 peças como móveis portáteis de tamanho médio (cofres, arquetas-escritório, tabuleiros de jogo, escritórios, contadores, mesas e arcas) e objetos domésticos de luxo, na sua maioria de materiais preciosos, que nos transportam a centros de produção específicos ao longo da costa ocidental indiana.
Integrada no programa da Presidência Europeia da União Europeia, a exposição tem curadoria de Hugo Miguel Crespo e é promovida em parceria com a Embaixada de Portugal na Índia e o Círculo Dr. José de Figueiredo/Amigos do MNSR.