A escultura Flor Agreste e os 200 Anos da Vista Alegre

19 de Janeiro, 2024

No ano em que a Fábrica de Porcelana da Vista Alegre celebra 200 anos de existência, recuperamos a história da escultura Flor Agreste, da autoria de António Soares dos Reis, que a Vista Alegre reproduziu em biscuit dando sequência às variadas reproduções da peça que lhe conferiram uma difusão extraordinária.

Considerada uma das obras mais emblemáticas do artista, o modelo em gesso da Flor Agreste, foi executado em 1878, quando Soares dos Reis aguardava a construção da sua casa-oficina na Rua Luís de Camões, em Vila Nova de Gaia.

O mármore data de 1881 tendo sido apresentado na 1ª Exposição-Bazar do Centro Artístico Portuense, onde foi adquirido pelo valor de 250.000 reis por Maria Francisca Archer. Coube ao Museu Nacional Soares dos Reis divulgar o historial da peça numa exposição itinerante que lhe dedicou em 1986.

O mármore tinha permanecido na posse da família durante mais de cinquenta anos, vindo a ser vendido ao Município do Porto em 1932, por um descendente do proprietário, Tomás Archer de Carvalho. Esta aquisição contou com a influência de Vasco Valente, um neto de Maria Francisca Archer, o qual, por sua vez, dirigia o setor artístico da Fábrica da Vista Alegre tendo promovido a reprodução do pequeno formato em biscuit da Flor Agreste.

Vasco Valente foi diretor do Museu Nacional Soares dos Reis entre 1932-1950, devendo-se-lhe importante contributo para história do vidro e da cerâmica portuguesa. Em paralelo, foi um dos responsáveis pela criação do Museu de Cerâmica da Vista Alegre e autor da medalha galardão de tempo de serviço prestado pelo pessoal da empresa.

Sobre a Vista Alegre

A Fábrica de Porcelana da Vista Alegre foi fundada em 1824, em Ílhavo, distrito de Aveiro. Ao longo do seu percurso, a marca esteve sempre intimamente associada à história e à vida cultural portuguesa tendo adquirido notoriedade internacional. Em 2001, o Grupo Vista Alegre (porcelana, faiança e grés) fundiu-se com o Grupo Atlantis (cristal e vidro de fabrico manual com elevada qualidade), fusão que deu origem a um dos maiores grupos de “tableware” e “giftware” da Europa: o grupo empresarial Vista Alegre Atlantis. Em 2009, o mesmo passou a integrar o portefólio de marcas do grupo Visabeira.

Todos os anos, o design desta marca portuguesa de porcelana, cristal e vidro chama a atenção dos mais prestigiados prémios de design internacionais, em países como Alemanha, Itália e Estados Unidos da América contribuindo, assim, para um considerável número de galardões com que conta a história da marca Vista Alegre.