145 anos da pintura ‘Mártir Cristão’ de Joaquim Vitorino Ribeiro

23 de Fevereiro, 2024

Produzida em 1879, a obra “Mártir Cristão” de Joaquim Vitorino Ribeiro, que integra a exposição de longa duração do Museu Nacional Soares dos Reis, foi exposta em 1880 no Salon (França), tendo sido referida pelo jornal “Le Figaro”.

Joaquim Vitorino Ribeiro cursou a Academia Portuense de Belas-Artes, onde teve como professor João António Correia.

Em 1873 foi para Paris completar a sua educação artística, como pensionista particular e depois do Estado. Aí estudou com o célebre professor da Escola de Belas-Artes Alexandre Cabanel, tal como os seus conterrâneos Silva Porto, Henrique Pousão, Sousa Pinto.

Mereceu o epíteto de Père Ingres pela preocupação obsessiva e o rigor do desenho que utilizava na pintura, depois dos inúmeros estudos e esbocetos em que se aplicava. Nas suas composições “frias e literárias”, sobressaem os temas históricos como a “Partida de Vasco da Gama para a índia” e “O Juramento de Viriato”, e os mais interessantes temas bíblicos, de que são bons exemplos o “Cristo no Túmulo” e “O Mártir Cristão”, expostos em Paris nos Salons de 1879 e 1880.

Adquirida pouco depois para o Museu Municipal do Porto, O Mártir, estará presente desta vez em Madrid na Exposição de Bellas Artes de 1881.

No Porto, para além de expor nas Trienais da APBA (1869, 1874, 1881), tomou parte nas Exposições d’Arte de 1888, 1889, 1893 e 1894. As suas obras irão aparecendo regularmente nas mais conhecidas exposições realizadas nesta cidade em 1917, 1927, 1932, 1933, 1936.

Outra faceta da sua personalidade foi a de colecionador apaixonado, enchendo a sua casa de um numeroso e interessante núcleo de peças, tendo sido transformada na Casa-Museu Vitorino Ribeiro graças à doação que os seus filhos, o Dr. Pedro Vitorino e o Arquiteto Emanuel Ribeiro, fizeram à Câmara Municipal do Porto.

Casa da Família Vitorino Ribeiro @Arquivo Municipal do Porto