Visitas gratuitas aos domingos e feriados durante todo o dia

7 de Agosto, 2023

A partir de 1 setembro 2023, a visita ao Museu Nacional Soares dos Reis será gratuita aos domingos e feriados durante todo o dia, para todos os residentes em território nacional. O preço do bilhete normal de ingresso passará a ter um custo de oito euros. Na Casa-Museu Fernando de Castro, o preço da visita passará para cinco euros.

As alterações fazem parte do Despacho n.º 8030/2023, de 4 de agosto, o qual aprova o Regulamento Geral de Bilhética e Acesso aos museus, monumentos e palácios dependentes da Direção-Geral do Património Cultural.

O despacho entra em vigor no dia 1 de setembro de 2023, sem prejuízo dos casos em que a aquisição de bilhetes de ingresso tenha ocorrido em data anterior, desde que devidamente comprovados, incluindo a aquisição de pacotes de quantidade.

A todos os cidadãos residentes em território nacional, continuam a ser garantidas as condições de acesso gratuito, aos Domingos e Feriados, pelo que se incorporou no regime ora atualizado a norma sobre gratuitidade prevista no Despacho n.º 5401/2017, publicado no Diário da República de 9 de junho, não inibindo a possibilidade da adoção de um Bilhete Especial (“Bilhete Doação”), passando a ser gratuito o dia todo e não apenas até às 14:00.

Os Museus, Monumentos e Palácios (MMP) sob dependência da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) são instituições às quais compete salvaguardar, valorizar e difundir o património histórico, arqueológico e artístico à sua guarda, que é pertença de todos os portugueses, constituindo-se como equipamentos culturais fundamentais para assegurar o exercício efetivo do direito de fruição cultural.