Visita Orientada ‘Pintura de Flores, Aves e Costumes Nórdicos’

23 de Fevereiro, 2024

Jovens e adultos

Duração

Formulário online (até 48 horas de antecedência)

Bilhete de entrada no MNSR

Tomando como ponto de partida uma Merenda ao ar livre, tema popular que fazia eco das famosas “bambochatas flamengas”, nesta visita orientada vamos ao encontro da pintura dos Países-Baixos através de algumas das melhores obras dos Museus do Porto.

A visita será orientada por Paula Santos Triães no próximo dia 1 março, sexta-feira, pelas 11 horas. Inscrições a decorrer.

A pintura dos Países-Baixos do sul conheceu grande expansão a partir da cidade de Antuérpia (Bélgica), em torno da corporação de artistas Guilda de São Lucas. A produção repartia-se por especialidades em que a Pintura de História, Paisagem, Natureza-morta (objetos e seres inanimados) e temas de costumes alcançaram extraordinária difusão.

A burguesia procurava na obra de arte a representação do seu género de vida, que se traduziu na produção em série de cenas do quotidiano, interiores de catedrais e composições de flores e frutos.

No norte dos Países-Baixos (Holanda), sob influência da religião protestante, a pintura tende a ser mais austera e a desenvolver aspetos de metáfora, que conduzem a uma reflexão sobre a conduta humana.

Créditos de Imagem
Natureza-morta, de Pieter Claesz, Século XVII, acervo do Museu Nacional Soares dos Reis