Público
Jovens e adultos
Duração
50 minutos
Inscrições
Formulário online (até 48 horas de antecedência)
Valor
Gratuita
Cada vez mais os museus e as suas coleções são vistos como instrumentos poderosos para a saúde uma vez que potenciam diálogos, conexões e, consequentemente, estados emocionais favoráveis ao bem-estar.
Partindo da seleção de três obras presentes na exposição de longa duração, propõe-se um percurso de visita tendo como mote as emoções e os sentimentos gerados ou ativados em cada participante pelas obras exploradas.
A Visita Orientada ‘Do beijo à Saudade’ vai decorrer no dia 6 setembro, pelas 15 horas, estando a decorrer as inscrições.
O Museu Nacional Soares dos Reis procura desenvolver a sua função de lugar de educação, mediante um programa articulado com as políticas públicas sectoriais respeitantes à família, à juventude, apoio às pessoas com deficiência, às instituições de ensino formal, turismo e combate à exclusão social.
O propósito é dar a conhecer o património presente nas suas coleções, permitindo que a comunidade o desfrute, mas também o compreenda, pelo envolvimento ativo – físico, intelectual e emocional -, construindo significados sobre as suas experiências.
Um programa que promova a função educativa no respeito pela diversidade cultural tendo em vista a educação ao longo da vida, a participação da comunidade, o aumento e a diversificação dos públicos.
Constituído por diferentes estratégias de educação e mediação, tais como visitas orientadas, oficinas, sessões comentadas, visitas comentadas, projetos de sensibilização ambiental e de mediação cultural, performances teatro, este programa fundamenta-se sempre nas coleções e procura explorar e desconstruir os conteúdos expostos visando a aproximação e a promoção do espaço museológico enquanto lugar de construção de conhecimento, de entendimento ou de simples fruição.