‘O imaginário rural na pintura e literatura portuguesas no século XIX’

22 de Abril, 2024

Sábado, 27 abril, 11h00
Duração: 1h (aprox.)
Visita orientada por Liliana Aguiar e Ana Magalhães
Mínimo de 5 pessoas e máximo de 20 pessoas

Inscrições aqui

Iniciativa exclusiva para membros do Círculo Dr. José Figueiredo – Amigos do Museu Nacional Soares dos Reis.

No âmbito da programação proposta para o mês de abril, decorre no próximo sábado, dia 27, pelas 11 horas, uma visita orientada sobre ‘O imaginário rural na pintura e literatura portuguesas no século XIX’.

A paisagem nacional portuguesa desenvolveu-se dentro da pintura de costumes e da literatura do romantismo, alcançando a sua máxima expressão com Silva Porto, Almeida Garrett e, posteriormente, com José Malhoa.

Dos costumes rurais de Roquemont, passando pelo pitoresco de Silva Porto e Ramalho Ortigão e culminando no portuguesismo de José Malhoa, o percurso da visita remete para a pintura e literatura que, na transição para o século XX, consagrou a designada pax rústica.

Faça parte dos Amigos do Museu

Beneficie de vantagens exclusivas. Saiba mais aqui.