Visita Orientada dedicada ao tema «O Natal na Arte Antiga»

20 de Novembro, 2023

Sábado, 2 dezembro, 11H00
Duração: 1h (aprox.)
Visita orientada por Paula Santos
Mínimo de 5 pessoas e máximo de 20 pessoas

Inscrições aqui

Iniciativa exclusiva para membros do Círculo Dr. José Figueiredo – Amigos do Museu Nacional Soares dos Reis.

No âmbito da programação proposta para o mês de dezembro, decorre no dia 2, pelas 11 horas, uma visita orientada dedicada ao tema «O Natal na Arte Antiga».

As cenas alusivas à Natividade contam-se entre as mais numerosas na produção artística do mundo ocidental. A simbologia que lhes está associada, desde os tempos mais remotos, traz consigo significados profundos levando à reflexão.

Pretende-se, através desta visita, contribuir para descodificar cenas do Novo Testamento alusivas à Natividade. E, em obras de Pintura e Escultura do acervo do Museu Nacional Soares dos Reis, aferir critérios de qualidade e diferenciar algumas tipologias ligadas ao culto da Virgem e da Infância de Cristo.

Desde cedo a arte cristã usou a imagem do Menino para transmitir a mensagem evangélica, mas, acima de tudo, com carácter celebrativo. A imagem associa-se à celebração da fé, à vivência dos sacramentos e à projeção, na vida dos cristãos, desses acontecimentos da revelação. A figura de Cristo, representada inicialmente através de múltiplos símbolos e variados modelos iconográficos, ganha um relevo imprescindível.

Natividade – Adoração dos Anjos e Natividade – Adoração dos pastores
Autor: Cornelis de Baellieur (Antuérpia)
Obras originárias do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra (santuário) tendo sido incorporadas no Antigo Museu Portuense de Pinturas e Estampas (atual Museu Nacional Soares dos Reis) em 1834.

Faça parte dos Amigos do Museu

Beneficie de vantagens exclusivas. Saiba mais aqui.