Visita Orientada dedicada a intervenções de conservação e restauro

13 de Dezembro, 2023

Sábado, 16 dezembro, 11H00
Duração: 1h (aprox.)
Visita orientada por Salomé Carvalho
Mínimo de 5 pessoas e máximo de 20 pessoas

Inscrições aqui

Iniciativa exclusiva para membros do Círculo Dr. José Figueiredo – Amigos do Museu Nacional Soares dos Reis.

No âmbito da programação proposta para o mês de dezembro, decorre no dia 16, pelas 11 horas, uma visita orientada em torno da intervenção de Conservação e Restauro das pinturas sobre madeira, «Natividade» e «Apresentação do Menino no Templo», atribuídas ao Grupo dos “maneiristas de Antuérpia”.

A visita irá abordar as principais questões técnicas e materiais que a obra apresenta.

A Conservação e Restauro promove a salvaguarda e consequente transmissão do Património Cultural às gerações futuras. Engloba todas as ações e medidas, diretas e indiretas, que garantem a preservação material dos objetos culturais e artísticos.

Na intervenção em análise, houve uma ênfase na camada pictórica, ou seja, no estrato de tinta que constitui a composição. Salienta-se a substituição do verniz envelhecido, processo comum em conservação e restauro de pintura, e que altera completamente o aspeto visual da peça.

Os vernizes eram aplicados sobre a camada de óleo completamente seco, para proteção da tinta e para saturação das cores. Com o passar do tempo, os vernizes sofrem degradação fotoquímica, isto é, vão envelhecendo e perdendo propriedades, por ação da radiação UV presente na luz solar.

Consoante vão escurecendo e amarelecendo, vão perdendo a capacidade de proteger as pinturas, e, por esse motivo, são substituídos por um verniz novo, selecionado de acordo com as suas características químicas e óticas, para que a camada de cor se mantenha salvaguardada.

Faça parte dos Amigos do Museu

Beneficie de vantagens exclusivas. Saiba mais aqui.