Visita Orientada «Artistas Mulheres, Poesia e Liberdade»

2 de Abril, 2024

Sábado, 6 abril, 11H00
Duração: 1h (aprox.)
Visita orientada por Ana Magalhães e Liliana Aguiar
Mínimo de 5 pessoas e máximo de 20 pessoas

Inscrições aqui

Iniciativa exclusiva para membros do Círculo Dr. José Figueiredo – Amigos do Museu Nacional Soares dos Reis.

Para as artistas representadas na exposição de longa duração do Museu Nacional Soares dos Reis, ser mulher não foi uma condição limitadora à sua afirmação e reconhecimento num mundo de domínio maioritariamente masculino.

As obras, vivências e percursos destas artistas, nascidas entre os séculos XVII e XX, são o ponto de partida para uma visita que se completa com poesia assinada por mulheres que viveram na mesma época, em circunstâncias similares.

A partir da contemplação de peças de Josefa d’Óbidos, Francisca de Almeida Furtado, Maria da Glória Ribeiro, Sofia e Aurélia de Souza, Sarah Afonso e Irene Vilar e das circunstâncias em que trabalharam, faz-se a ligação a poetas como Soror Maria do Céu, Antónia Pusich, Marta Câmara, Judith Teixeira, Maria O’Neil, Maria Osswald e Sophia de Mello Breyner.

Faça parte dos Amigos do Museu

Beneficie de vantagens exclusivas. Saiba mais aqui.