Visita Orientada ao ‘Serviço de Documentação e Informação’

Visita orientada por Teresa Pinheiro Torres
Mínimo de 5 pessoas e máximo de 20 pessoas

Inscrições aqui

Iniciativa exclusiva para membros do Círculo Dr. José Figueiredo – Amigos do Museu Nacional Soares dos Reis.

No âmbito da programação proposta para o mês de março, decorre no dia 2, pelas 11 horas, uma visita orientada dedicada à reestruturação em curso do Serviço de Documentação e Informação.

A Biblioteca e o Arquivo do Museu Nacional Soares dos Reis dispõem de um espólio muito diverso, sendo a sua principal missão gerir e fornecer a informação necessária à atividade do museu e à investigação académica.

Nesta visita, damos a conhecer o projeto – atualmente em curso – de remodelação dos serviços: os espaços, o acervo, os fundos documentais, a sua organização, arrumação e tratamento.

A Biblioteca é especializada em História da Arte, nomeadamente nas áreas temáticas das suas coleções — Pintura, Escultura, Artes Decorativas, Gravura, Desenho, Arqueologia — e ainda em História da cidade do Porto e Museologia.

O fundo documental é composto por obras de referência, monografias, publicações periódicas, catálogos de museus, catálogos de exposições, catálogos de leilões, teses académicas e ainda coleções de cartazes, postais e desdobráveis.

O Arquivo, reflexo da atividade e da história da instituição, divide-se em dois fundos, o do Museu Nacional Soares dos Reis e o do Museu Municipal do Porto. O tratamento e controlo da documentação e informação, bem como a consulta e divulgação são alguns dos serviços disponibilizados.

Faça parte dos Amigos do Museu

Beneficie de vantagens exclusivas. Saiba mais aqui.