Visita Orientada «1900. A Arte portuguesa na encruzilhada dos tempos»

18 de Dezembro, 2023
Sala de Pintura

Jovens e adultos

Formulário online (com 48 horas de antecedência)

Bilhete de entrada + 2 Eur

No âmbito da programação proposta para o mês de dezembro, decorre no dia 22, sexta-feira, pelas 15 horas, uma visita orientada, pela gestora de coleção do Museu Nacional Soares dos Reis Ana Paula Machado, dedicada ao tema «1900. A Arte portuguesa na encruzilhada dos tempos».

Propõe-se uma conversa acerca da ideia de que a viragem do milénio precipita inexoravelmente grandes mudanças no pensamento e na arte.

No ano 2000, Robert Rosenblum, historiador de Arte, crítico e curador do Guggenheim, apresentou na Royal Academy, em Londres, a exposição “1900: Art at the Crossroads”, propondo uma releitura da produção artística nos anos imediatamente anteriores e posteriores à Exposição Universal de 1900 em Paris.

A Arte portuguesa participou amplamente no certame de 1900 e foi por isso também chamada à exposição de Rosenblum, levando à constatação de que alguns dos  artistas então consagrados estão hoje esquecidos, enquanto outros mantêm ou retomaram essa popularidade.