Visita Guiada à Exposição «Teresa Gonçalves Lobo e Domingos Sequeira»

5 de Abril, 2024

Por motivos imprevistos e alheios ao Museu Nacional Soares dos Reis, a conversa dedicada à Exposição «Teresa Gonçalves Lobo e Domingos Sequeira – um diálogo no tempo», com a participação de José Manuel dos Santos, curador e programador cultural, foi cancelada.

A iniciativa será substituída por uma visita guiada à exposição conduzida pela artista Teresa Gonçalves Lobo, amanhã, dia 6 abril, às 16 horas, com entrada livre.

A mostra coloca em diálogo a nova exposição de desenhos de Teresa Gonçalves Lobo com obras de Domingos Sequeira, o grande artista português da transição do século XVIII para XIX.

No diálogo que sustenta esta exposição, percebe-se como uma semelhante aproximação ao desenho e ao modo do riscar, acontece nas obras destes dois artistas apesar da longa distância no tempo que os separa, mas cujo propósito de fazer nascer a forma desse uso do risco os aproxima.

Teresa Gonçalves Lobo nasceu em 1968 no Funchal. Vive e trabalha em Lisboa e no Funchal. Estudou desenho, pintura, gravura e fotografia no Ar.Co Centro de Comunicação Visual e no Cenjor, respetivamente.

Tendo iniciado a sua carreira há quase duas décadas, Teresa Gonçalves Lobo centrou-se logo de início no desenho, campo expressivo onde tem desenvolvido notável pesquisa. Encontra-se representada em diversas coleções, privadas e institucionais, em Portugal e no estrangeiro.