Visita Guiada à Exposição «Teresa Gonçalves Lobo e Domingos Sequeira»

25 de Janeiro, 2024

No âmbito da Exposição «Teresa Gonçalves Lobo e Domingos Sequeira: um diálogo no tempo», o Museu Nacional Soares dos Reis promove, no dia 27 janeiro, pelas 11 horas, uma visita guiada pela artista Teresa Gonçalves Lobo.

A participação é gratuita. As inscrições já estão a decorrer e podem ser efetuadas em formulário online.

A mostra coloca em diálogo a nova exposição de desenhos de Teresa Gonçalves com obras de Domingos António de Sequeira, o grande artista português da transição do século XVIII para XIX.”

No diálogo que sustenta esta exposição, percebe-se como uma semelhante aproximação ao desenho e ao modo do riscar, acontece nas obras destes dois artistas apesar da longa distância no tempo que os separa, mas cujo propósito de fazer nascer a forma desse uso do risco os aproxima.

Teresa Gonçalves Lobo, cujo trabalho se iniciou há quase duas décadas, centrou-se logo de início no desenho, campo expressivo onde tem desenvolvido notável pesquisa.

Tendo exposto em diversos espaços em Portugal, e também internacionalmente, é hoje representada em Inglaterra pela prestigiada galeria londrina WATERHOUSE & DODD, onde expôs quer individual quer coletivamente.

O seu trabalho tem merecido uma grande atenção crítica, tendo sido objeto de ensaios monográficos de autoria de vários críticos e curadores portugueses como Nuno Faria, João Pinharanda ou Bernardo Pinto de Almeida.

Teresa Gonçalves Lobo encontra-se representada em diversas coleções, privadas e institucionais, em Portugal e no estrangeiro.