Visita «Escultura Devocional do século XIII ao século XVIII»

25 de Janeiro, 2024

Jovens e adultos

Duração

Formulário online (com 48 horas de antecedência)

Bilhete de entrada no MNSR

No âmbito da programação proposta para o mês de janeiro, decorre no dia 31, pelas 15 horas, uma visita orientada dedicada ao tema «Escultura devocional do século XIII ao século XVIII».

De diferentes épocas, proveniências e materiais. Assim é a escultura que vamos observar nesta visita orientada. Descontextualizada do espaço original, a sua história interliga-se com a do Museu.

O Museu Nacional Soares dos Reis tem origem no Museu de Pinturas e Estampas e outros objetos de Belas Artes, criado em 1833 por D. Pedro IV de Portugal, primeiro Imperador do Brasil, para salvaguarda dos bens sequestrados aos absolutistas e conventos abandonados na guerra civil (1832-34).

Com a extinção das ordens religiosas recolheram-se obras, entre outros, nos mosteiros de Tibães e de Santa Cruz de Coimbra. Conhecido como Museu Portuense, ficou instalado no extinto Convento de Santo António da Cidade, na praça de S. Lázaro, vindo a ser formalizado por decreto em 1836 por D. Maria II.