Utentes da OficINa de visita à Exposição Portreto de La Animo

29 de Agosto, 2023

Um grupo de utentes da OficINa – Arte Bruta Inclusiva, espaço de criação artística da Associação r.INseRIR, em parceria com o Departamento de Psiquiatria do Hospital Distrital de Santarém, visitou, esta manhã, a Exposição «Portreto de La Animo Art Brut etc», patente no Museu Nacional Soares dos Reis.

A OficINa – Arte Bruta Inclusiva tem por objetivo apostar na reabilitação de pessoas com doença mental grave, mobilizando a arte como ferramenta terapêutica. Pintura, costura ou restauro de móveis são algumas das atividades desenvolvidas neste espaço.

A temática da Exposição «Portreto de La Animo Art Brut etc» insere-se, assim, no âmbito dos objetivos programáticos deste projeto, criado em maio de 2021.

De resto, um dos elementos do grupo de utentes da OficINa – Arte Bruta Inclusiva que, esta terça-feira, visitou o Museu Nacional Soares dos Reis é Tomás Vieira*, autor de duas das peças que integram a atual exposição.

A mostra é composta por peças selecionadas da Coleção Treger Saint Silvestre que se relacionam com processos de autorrepresentação e que foram produzidas, maioritariamente, em contextos de doença.

O Museu Nacional Soares dos Reis proporciona, assim, o encontro destas obras de arte, inscritas em correntes que vão além das tradicionais, com outras do seu próprio acervo.

Pretende-se proporcionar a contemplação, a empatia e o reforço do elo emocional entre o público e as composições em exposição. Trata-se de criar uma experiência de fruição, mas essencialmente de consciencialização para o mundo interior da pessoa e as suas expressões.

De acordo com informação disponibilizada pela Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental, Portugal é o segundo país com a mais elevada prevalência de doenças psiquiátricas da Europa.

A exposição “Portreto de La Animo Art Brut etc”, de acordo com o curador António Saint Silvestre considerada “a maior mostra de Arte Bruta alguma vez realizada na Península Ibérica”, é promovida em parceria com a Câmara Municipal de São João da Madeira, o Centro de Arte Oliva e os colecionadores António Saint Silvestre e Richard Treger, com o apoio mecenático da Fundação Millennium bcp e da Lusitânia Seguros e o apoio institucional do Círculo Dr. José de Figueiredo – Associação de Amigos do MNSR.

Estará patente ao público até 12 novembro 2023.

Obras de Tomás Vieira

*Tomás Vieira é um apaixonado pelas artes, cinema e música. Gosta de pintar ao som da música, a sucessão de sons é a sua inspiração para “rabiscos” e composições artísticas.

As cores são inspiradas nas décadas musicais que ouve, cada década tem a sua estética. Para Vieira os anos 60 são uma bola vermelha, os anos 70 são cinzentos, os anos 80 são roxos, os anos 90 são verdes, os anos 2000 são brancos e a partir de 2010 são as cores néon.

Tomás Vieira tem um senso de humor aguçado e aprecia a simplicidade da vida. Crítica o uso excessivo de plástico. A família e os amigos são o seu refúgio. Van Gogh e Andy Warhol são os seus artistas preferidos e Bob Dylan, David Bowie e Talking Heads os grupos musicais favoritos.

Atualmente frequenta o “OficINa—Arte Bruta Inclusiva”, atelier artístico do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital Distrital de Santarém.