Telas de Veloso Salgado da coleção do MNSR integram exposição no Musée de Boulogne-sur-mer

1 de Julho, 2022
Pintura de Veloso Salgado

As obras da coleção de pintura do MNSR O SONHO (1895) e ESTUDO PARA PSYCHÉ (c. 1891), de Veloso Salgado integram a exposição “Veloso Salgado de Lisboa a Wissant. Itinerário de um pintor português”, patente no Musée de Boulogne-sur-mer de 2 de julho a 4 de dezembro. Organizada com a colaboração do Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado e com o apoio do Ministério da Cultura e do Instituto Francês, a exposição faz parte da iniciativa Temporada Cruzada Portugal-França.

A seleção das obras reflete o intercâmbio artístico luso-francês do século XIX, decorrente da bolsa estatal atribuída a pintores portugueses para prosseguirem estudos na Ecole des Beaux-arts, em Paris. Veloso Salgado não só frequentou os efervescentes estúdios de artistas parisienses, como também se inspirou nas estadias prolongadas na região da Bretanha e em Wissant, na costa de Pas-de Calais.

No regresso a Portugal e à paisagem de Colares, Veloso Salgado pinta O SONHO e recupera o tema do bosque e de figuras femininas semelhantes a Musas. A pintura entra no acervo do MNSR em 1951, por legado de Adelina de Oliveira Nogueira Pinto.