Serviço de Documentação e Informação divulga novidades bibliográficas

13 de Dezembro, 2023

O Serviço de Documentação e Informação do Museu Nacional Soares dos Reis acaba de lançar para consulta o catálogo das novidades bibliográficas registadas no Sistema Integrado de Gestão de Bibliotecas, durante os meses de outubro e novembro 2023.

Todas as obras listadas no catálogo encontram-se disponíveis para consulta na Biblioteca do Museu Nacional Soares dos Reis.

Entre as novidades cita-se, a título de exemplo, “Portugal, memória do futuro: cultura, moda, um povo”, que inclui texto temático de António Ponte, Diretor do Museu Nacional Soares dos Reis: Encajes de Bolillos : un arte del passado para el futuro.

O Serviço de Documentação e Informação integra a Biblioteca e o Arquivo do Museu Nacional Soares dos Reis.

A Biblioteca é especializada em História da Arte, nomeadamente nas áreas temáticas das suas coleções — Pintura, Escultura, Artes Decorativas, Gravura, Desenho, Arqueologia — e ainda em História da cidade do Porto e Museologia.

O fundo documental é composto por obras de referência, monografias, publicações periódicas, catálogos de museus, catálogos de exposições, catálogos de leilões, teses académicas e ainda coleções de cartazes, postais e desdobráveis.

O Arquivo, reflexo da atividade e da história da instituição, divide-se em dois fundos, o do Museu Nacional Soares dos Reis e o do Museu Municipal do Porto. O tratamento e controlo da documentação e informação, bem como a consulta e divulgação são alguns dos serviços disponibilizados.

A Biblioteca funciona nos dias úteis, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00, exceto feriados nacionais e municipais.

O acesso à Biblioteca requer marcação prévia por e-mail: biblioteca@mnsr.dgpc.pt

Catálogo da Biblioteca acessível aqui

Regulamento disponível aqui