«Entre o distúrbio da lucidez e a semântica da loucura»

21 de Novembro, 2023

A exposição “Portreto de la Animo” e as atividades paralelas são o foco do programa «Arte & Saúde» em 2023, prosseguindo com oferta cultural orientada à minimização do impacto da doença mental.

Portreto de la Animo pode ser visitada de terça a domingo, das 10h00 às 18h00.

Inscrições online

A programação paralela da Exposição Portreto de la Animo Art Brut Etc. propõe, no dia 9 dezembro, pelas 12h00, uma visita comentada por José Rui Teixeira, dedicada ao tema «Retratos e Autorretratos – Entre o distúrbio da lucidez e a semântica da loucura». Inscrições a decorrer.

Nesta exposição, só sabemos por onde entrar e, no fim, por onde sair. No seu interior, todos os itinerários são aleatórios. Não existe sinalética, apenas tendências de deslocação, com a consciência de que quem se desloca situa-se deslocado numa realidade que se transforma no lugar deslugarizado de uma deriva. O que cabe nos domínios da arte bruta? Aceitemos – como exercício de uma epistemologia sem responsabilidades – que arte bruta é a que resulta da intrínseca violência de estar entre esses dois abandonos: ser existir.

Bio

José Rui Teixeira nasceu no Porto, em 1974. Depois dos estudos teológicos e filosóficos, doutorou-se em Literatura na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. É diretor da Cátedra de Sophia, na Universidade Católica. Colabora com importantes centros de investigação, institutos e cátedras europeias e sul-americanas, integrando projetos, pronunciando conferências e publicando uma ensaística que coloca em diálogo as suas áreas de formação e interesse científico: teologia, filosofia, literatura e arte, antropologia e história da cultura e das religiões. É diretor pedagógico do Colégio Luso-Francês (Porto), editor e poeta.