Com propostas criativas de cerca de duas dezenas de artistas participantes, a Exposição ‘Afinidades na Joalharia Contemporânea’ será inaugurada no próximo dia 6 julho, pelas 16 horas, no Museu Nacional Soares dos Reis (MNSR).
A mostra é resultado do concurso do projeto plurianual ‘Afinidades’, desenvolvido pelo Museu Nacional Soares dos Reis, em parceria com a Associação Quarteirão Criativo, contando com o suporte mecenático do Super Bock Group, bem como o apoio do Círculo Dr. José de Figueiredo – Amigos do Museu Nacional Soares dos Reis.
Estarão em exposição, entre 6 julho e 16 novembro, peças de joalharia elaboradas por joalheiros e artistas de diferentes áreas disciplinares, representados no Quarteirão Bombarda, desenvolvidas tendo por inspiração a escultura e dois desenhos preparatórios de ‘Firmino’, da autoria de António Soares dos Reis e pertencentes ao acervo do MNSR.
Ana Pina, Andreia Reimão, Benedetta Grasso, Carla Faro Barros, Diogo Dalloz, Joana Santos, Luís Mendonça, Luma Boêta, Margarida Valente, Maria João Portal, Mina Gallos, Monica Faverio, Noemí Díaz Patiño, Paula Castro, Paulo Azevedo, Sílvia Pinto Costa, Susana Barbosa e Telma Pinto de Oliveira, são os autores das propostas a apresentar e que serão votadas pelos visitantes da exposição e por um júri, processo através do qual se elegerá uma peça vencedora com a consequente integração da mesma na Loja do Museu.
Coincidindo com a habitual celebração do Dia do Vizinho, promovido pelo MNSR, esta iniciativa reforça o objetivo do Museu Nacional Soares dos Reis de fortalecer os laços com a comunidade envolvente e reforçar o sentimento de pertença, reunindo moradores e representantes de espaços comerciais e serviços localizados no quarteirão da Rua D. Manuel II, Rua do Rosário, Rua Miguel Bombarda e Rua Adolfo Casais Monteiro.
Por outro lado, a abertura da exposição ‘Afinidades na Joalharia Contemporânea’ acontece, igualmente, em dia de Inaugurações Simultâneas no Quarteirão Bombarda, pelo que toda a comunidade é convidada a participar deste momento inaugural do ‘Afinidades’. Um projeto inédito desenhado para um ciclo de cinco edições, com temáticas anuais, compostas por exposições, workshops e conversas que exploram momentos de sintonia, empatia e semelhança entre a cultura da comunidade criativa do Quarteirão Bombarda e a história e acervo do Museu Nacional Soares dos Reis.