Presidente da Fundação Millennium BCP visita Exposição no MNSR

8 de Março, 2024

O Presidente do Conselho de Administração da Fundação Millennium BCP, Embaixador António Monteiro, visitou, esta tarde, a Exposição Temporária ‘Teresa Gonçalves Lobo e Domingos Sequeira – um diálogo no tempo’, acompanhado pelo Diretor do Museu Nacional Soares dos Reis, António Ponte.

Contando com o apoio mecenático da Fundação Millenium bcp, a mostra coloca em diálogo a nova exposição de desenhos de Teresa Gonçalves com obras de Domingos Sequeira, o grande artista português da transição do século XVIII para XIX, e estará patente ao público até 28 de abril.

No diálogo que sustenta esta exposição, percebe-se como uma semelhante aproximação ao desenho e ao modo do riscar acontece nas obras destes dois artistas apesar da longa distância no tempo que os separa, mas cujo propósito de fazer nascer a forma desse uso do risco os aproxima.

Teresa Gonçalves Lobo (Funchal, 1968), cujo trabalho se iniciou há mais de duas décadas, centrou-se logo de início no desenho como campo expressivo onde tem desenvolvido notável pesquisa. Está representada em diversas coleções, privadas e institucionais, em Portugal e no estrangeiro.

Domingos Sequeira (Lisboa, 1768 – Roma, 1837), considerado por alguns o mais talentoso e original pintor português do seu tempo, desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento da arte portuguesa de início do século XIX.

Para além do já mencionado apoio da Fundação Millenium bcp, a exposição – comissariada por Bernardo Pinto de Almeida – conta ainda com o contributo mecenático da Lusitânia Seguros, bem como o apoio institucional do Círculo Dr. José de Figueiredo – Amigos do Museu Nacional Soares dos Reis.