Porto na lista dos melhores destinos culturais a nível mundial

12 de Janeiro, 2024

A cidade do Porto integra a lista dos melhores destinos culturais a nível mundial para o ano 2024, elaborada pela plataforma TripAdvisor. Entre os 25 destinos selecionados, o Porto figura na 13ª posição, à frente de cidades como Berlim, Viena, Sevilha ou Baku.

O ranking de classificação da plataforma TripAdvisor é elaborado tendo por base as opiniões e os comentários dos utilizadores do site.

Recorde-se que, no ano passado, a cidade do Porto tinha já sido galardoada com o prémio Melhor Destino Europeu para Escapadela Urbana” – Europe’s Leading City Break Destination 2023. Uma iniciativa que reconhece e premeia a excelência em viagens e turismo, com base na votação de profissionais da indústria de viagens, comunicação social e consumidores.

Em 2022, os “Óscares do Turismo” já tinham atribuído ao Porto as distinções de “Melhor Destino de Cidade da Europa” e, na competição global, “Melhor Destino de Cidade do Mundo”. Também em 2020 já havia sido eleito o “Melhor Destino Europeu para Escapadela Urbana”.

O Museu Nacional Soares dos Reis congratula-se com mais uma distinção para o Porto e regista com muita satisfação indicadores de número de visitantes que confirmam a preferência e a apetência turística pelo destino Porto.

O Museu Nacional Soares dos Reis terminou o ano 2023 registando um total de 74.712 visitantes, sendo este o segundo melhor ano da última década no que respeita à afluência de públicos. Um valor apenas superado em 2016 (totalizou 98.694 visitantes), ano em que o Museu apresentou a exposição temporária dedicada a Amadeo de Souza Cardoso, Porto – Lisboa, 2016 – 1916.

Inaugurada no passado dia 13 abril, e assinalando a reabertura plena do museu, depois da intervenção de requalificação, a exposição de longa duração do Museu Nacional Soares dos Reis reúne a coleção mais importante de arte portuguesa do século XIX. No total são 1133 peças que contam a história do museu e da arte, distribuídas por 27 salas.