Ponte D. Maria no Porto inaugurada, neste dia, há 146 anos

4 de Novembro, 2023

A 4 de novembro de 1877 foi inaugurada a Ponte D. Maria no Porto (projeto e obra dos engenheiros Téophile Seyrig e Gustave Eiffel), que permitiu a chegada do comboio à cidade.

A Ponte de D. Maria Pia é uma infraestrutura ferroviária, que transportava a Linha do Norte sobre o Rio Douro, entre as cidades do Porto e Vila Nova de Gaia, no Norte de Portugal.

Foi inaugurada em 4 de novembro de 1877 e foi encerrada em 24 de junho de 1991, tendo sido substituída pela Ponte de São João.

É considerada, junto com o Viaduto de Garabit, uma das maiores obras-primas executadas pelo engenheiro Gustave Eiffel. Na altura da sua inauguração, era a ponte com o maior arco em ferro do mundo.

A propósito desta efeméride, recordamos a Exposição “Entre Margens – Representações da Engenharia na Arte Portuguesa” (na foto) que o Museu Nacional Soares dos Reis acolheu em 2013, por ocasião do 50º aniversário da Ponte da Arrábida e do 100º aniversário do nascimento de Edgar Cardoso, reunindo obras de alguns dos mais significativos artistas plásticos portugueses.

Ao todo, a mostra integrou 140 pinturas e instalações assinadas por 61 artistas, que retratam inúmeras pontes e outras obras emblemáticas da engenharia e arquitetura portuguesas, entre elas o óleo sobre tela «Ponte Maria Pia», de Eduardo Viana, que pode ser apreciado no Museu Nacional Soares dos Reis.

O evento foi coorganizado pelas faculdades de Engenharia (FEUP) e de Belas Artes (FBAUP) da Universidade do Porto.