https://simal.ing/
Plataforma digital de gestão e divulgação de bens culturais renovada
Loading...

Plataforma digital de gestão e divulgação de bens culturais renovada

7 de Junho, 2024

A Museus e Monumentos de Portugal (MMP) disponibiliza, a partir de hoje, a nova plataforma destinada ao inventário, gestão e divulgação da base de dados do património móvel português. Raiz, disponível em raiz.museusemonumentos.pt, apresenta-se como uma ferramenta ao serviço dos museus, que potencia a preservação e divulgação digital das coleções nacionais.

 

Herdeiro da plataforma Matriz, o Raiz estabelece um compromisso de continuidade com a história da museologia em Portugal e com o caminho percorrido pelos agentes institucionais responsáveis pelo desenvolvimento e implementação de boas práticas no âmbito da informatização, gestão e divulgação de acervos culturais.

 

O Raiz, ainda em fase de desenvolvimento modular, vem salvaguardar os recursos existentes no sistema Matriz, preservando o acesso público à plataforma online e renovando-a como inventário digital de todos os bens culturais móveis conservados nos museus e monumentos tutelados pela MMP, introduzindo ainda novas funcionalidades que vêm dar resposta às necessidades identificadas pelos profissionais dos museus.

 

Destaque para a maior operacionalidade e interatividade com outros recursos fundamentais da Museus e Monumentos de Portugal, designadamente o Laboratório José de Figueiredo e o Arquivo de Documentação Fotográfica, facilitando o acesso aos profissionais, investigadores e público em geral.

 

Ficam desde já disponíveis mais de 160 mil registos, com novo grafismo e interface com o público, agora mais apelativo e intuitivo. Será, assim, possível reconfigurar a relação do museu com o seu visitante, seja pela experiência virtual, seja pela antecipação da experiência física.

 

Foi igualmente salvaguardada toda a informação do PIX, a grande base de dados de imagens que constitui a memória digital do património cultural nacional, que será enriquecida com as mais de 44.000 imagens a produzir no âmbito do PRR digitalização.

 

O Raiz estabelece um compromisso de continuidade com a história da museologia em Portugal, cumprindo o desígnio de chegar a todos e cada um, com novas ferramentas e funcionalidades. A diversidade é a sua maior riqueza, integrando, entre outras, todas as instituições tuteladas pela Museus e Monumentos de Portugal, entre as quais o Museu Nacional Soares dos Reis.

×