Peças do Museu Soares dos Reis na exposição ‘Lisboa em Revolução’ - Museu Nacional Soares dos Reis

Peças do Museu Soares dos Reis na exposição ‘Lisboa em Revolução’

24 de Maio, 2024

Inaugura, amanhã, dia 25 maio, pelas 17 horas, no Museu de Lisboa – Palácio Pimenta, a Exposição temporária «Lisboa em revolução, 1383-1974». A mostra, patente ao público até janeiro 2025, integrará três peças cedidas pelo Museu Nacional Soares dos Reis.

No ano em que se comemoram os 50 anos sobre a revolução de 25 de abril de 1974, «Lisboa em revolução. 1383-1974» relembra diferentes momentos de rutura e transformação que tiveram lugar em Lisboa, desde a Idade Média à atualidade.

A exposição foca-se em seis períodos de tensão, nomeadamente em 1383-85, 1640, 1820, 1836, 1910 e 1974, para contar histórias de resistência e de mudança, da reinvenção de valores identitários, de direitos humanos e da liberdade.

Partindo da voz de personagens concretas, de sítios em Lisboa onde as ações aconteceram, exploram-se as transformações na paisagem histórica política, social e cultural que se foram desenrolando no território de Lisboa.

Comissariada por Daniel Alves, a exposição contará com a apresentação de cerca de 135 peças provenientes do acervo do Museu de Lisboa e de mais de 40 instituições externas, entre as quais o Museu Nacional Soares dos Reis, através da cedência de uma Caixa de Rapé, da gravura Dom Miguel (na imagem) e do óleo sobre tela ‘Prisão da Duquesa de Mântua’.