Olhares em Diálogo no MNSR – Ciclo de Visitas a Duas Vozes

20 de Fevereiro, 2024

O Museu Nacional Soares dos Reis e o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto dão início, no próximo mês de março, a um novo programa de parceria, intitulado «Olhares em Diálogo no Museu Nacional Soares dos Reis. Ciclo de Visitas Orientadas a Duas Vozes».

A iniciativa, nesta primeira fase, é dirigida aos estudantes e profissionais do ICBAS, proporcionando visitas temáticas que irão explorar as ligações entre a medicina, as ciências da vida e da saúde e a arte, colocando lado a lado as visões e perspetivas de gestores de coleção do Museu e de docentes do ICBAS.

Pretende-se, igualmente, incentivar o conhecimento e o interesse dos estudantes pelas várias expressões artísticas e culturais; ilustrar diferentes visões da arte e cultura acerca de temas da medicina e das ciências da vida e da saúde e promover novas e diversificadas leituras das coleções do Museu Nacional Soares dos Reis.

Para o Diretor do Museu Nacional Soares dos Reis, António Ponte, esta iniciativa “vem reforçar a relação de parceria institucional com o ICBAS, no seguimento da atividade realizada em 2021/2022. No âmbito do programa «Outros Lugares», a partir da alegoria Quatro Estações, o MNSR levou ao Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar uma série de quatro telas do século XVII, que estabelece uma relação com as diferentes fases da vida do Ser Humano. Abrimos agora as portas do MNSR para receber toda a comunidade do ICBAS num ciclo de visitas que, por certo, irá abrir novos horizontes”.

Permitindo leituras de cruzamento entre a arte e a medicina, o ciclo de visitas agora proposto possibilitará perceber como arte e ciência, duas áreas de conhecimento muitas vezes tidas como distintas, podem ser aliadas e contribuir uma melhor qualidade de vida.

Para o Diretor do ICBAS, Henrique Cyrne Carvalho, esta é uma proposta que “procura dar continuidade a um projeto iniciado em 2021, onde abrimos as portas ao Museu para a exposição de pintura ‘Ciclo da Vida’, mas também é o reafirmar da nossa visão para uma formação integrada e alargada dos nossos estudantes, onde a arte assume um papel fundamental, no seu desenvolvimento como profissionais e como pessoas”.

‘Fontes e Fontanários – a água e a cidade’, ‘O Homem, os Animais e o Ambiente – do trabalho, da companhia até à subsistência’; ‘Soares dos Reis e a Relação com a Anatomia Humana’, ‘Entre Viagens, Portugueses e Genes’ são os temas das visitas a realizar durante os meses de março e abril.

Calendário das Visitas

19 de março – 12h45 às 13h45 – Adelaide Carvalho e Adriano Bordalo e Sá: ‘Fontes e Fontanários – a água e a cidade’

03 de abril – 12h30 às 13h30 – Ana Paula Machado e Paulo Martins da Costa – ‘O Homem, os Animais e o Ambiente – do trabalho, da companhia até à subsistência’

09 de abril – 12h30 às 13h30 – Paula Santos, Maria João Oliveira e Paula Proença – ‘Soares dos Reis e a Relação com a Anatomia Humana’