Olhares em Diálogo | ‘Entre Viagens: Portugueses e Genes’

16 de Abril, 2024

‘Entre Viagens: Portugueses e Genes’ é o tema da próxima sessão do programa «Olhares em Diálogo no Museu Nacional Soares dos Reis. Ciclo de Visitas Orientadas a Duas Vozes», promovido pelo MNSR em parceria com o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto.

A sessão está marcada para amanhã, 17 abril, sendo dirigida em exclusivo aos estudantes e profissionais do ICBAS, proporcionando visitas temáticas que permitem explorar as ligações entre a medicina, as ciências da vida e da saúde e a arte, colocando lado a lado as visões e perspetivas de gestores de coleção do Museu e de docentes do ICBAS.

Paula Oliveira, gestora de coleção do MNSR, e Rosário Almeida, Professora Associada do ICBAS, serão as orientadoras desta visita comentada dedicada ao tema ‘Entre Viagens: Portugueses e Genes’.

Rosário Almeida é Professora Associada do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto (UP) desde 2006. Licenciou-se em Bioquímica pela UP em 1986 e ingressou no ICBAS como Assistente Estagiária em 1987. Doutorou-se em Ciências Biomédicas, Especialidade de Bioquímica no ICBAS em 1995.

No ICBAS, é membro do departamento de Biologia Molecular e é responsável ou co-responsável por unidades curriculares na área da bioquímica estrutural e metabólica e, em particular, estrutura e função de proteínas.

A sua investigação foca-se principalmente no estudo das amiloidoses de transtirretina (TTR) tendo desenvolvido o seu projeto de doutoramento no Centro de Estudos de Paramiloidose do Hospital Geral de Santo António. Prosseguiu os seus trabalhos científicos no Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC), sendo atualmente investigadora senior no Grupo de Neurobiologia Molecular no I3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde.  Os trabalhos que tem desenvolvido visam conhecer os mecanismos moleculares e a patofisiologia da doença.