Obras do Museu Nacional Soares dos Reis em exposição no MNAA

23 de Novembro, 2023

Inaugura, no próximo dia 30 novembro, pelas 18 horas, no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, a Exposição temporária «Identidades Partilhadas – Pintura Espanhola em Portugal».

A mostra, patente ao público até 30 março 2024, integrará quatro obras cedidas pelo Museu Nacional Soares dos Reis.

A presença da pintura espanhola em Portugal é uma consequência das relações culturais que existiram entre os dois países vizinhos e concretizou-se através do colecionismo, por meio de ofertas diplomáticas, de patrocínio eclesiástico e, mais recentemente, através de aquisições levadas a cabo por museus e instituições privadas e públicas.

Tendo estado na origem de uma importante campanha de restauro, investigação e valorização das pinturas espanholas, a mostra, comissariada por Joaquim Oliveira Caetano, diretor do Museu Nacional de Arte Antiga, e Benito Navarrete, professor catedrático de história de arte na Universidade Complutense, integra as atividades culturais da Presidência Espanhola da União Europeia.

Obras cedidas do Museu Nacional Soares dos Reis:

Retrato do Infante D. Carlos de Habsburgo

Sánchez Coello, Alonso (1531-1588)
Óleo sobre tela
Câmara Municipal do Porto em depósito no Museu Nacional Soares dos Reis

Retrato de D. Manuel Rodrigues

Rafael Tegeo Díaz (Caravaca de la Cruz, Murcia, 1798-Madrid, 1856)
Óleo sobre cobre
Museu Nacional Soares dos Reis

São Francisco de Assis recebendo os estigmas

atrib.: Vincenzo Camuccini (1773 – 1844). atrib. por Benito Navarrete em 2023 a Vicente López Portaña  (1772-1850)
Óleo sobre tela