«O Centro de Arte Contemporânea do Museu Nacional Soares dos Reis»

30 de Agosto, 2023

Já se encontra disponível um novo número da Revista MIDAS. Trata-se de um dossier temático dedicado ao tema “Museologia: Diálogos e Encontros Ibéricos”, coordenado por Ana Carvalho e Susana S. Martins.

De entre os vários artigos publicados, destacamos “O Centro de Arte Contemporânea e o Museu Nacional de Soares dos Reis. Análise de uma parceria institucional”, de autoria de Inês Silvestre.

O Centro de Arte Contemporânea (CAC) funcionou entre 1976 e 1980 no Museu Nacional de Soares dos Reis (MNSR), no Porto, com vista à exposição, estudo e divulgação de arte contemporânea.

Neste artigo, a autora visa analisar a parceria institucional estabelecida entre o CAC e o MNSR durante esses quatro anos. Para tal, é contextualizada “a criação do CAC a partir da perspetiva da ausência de um museu de arte moderna capaz de atender às necessidades da comunidade artística nacional, bem como do panorama das intensas dinâmicas artísticas desenvolvidas no Porto a partir de meados do século XX”.

No período pós-revolução de 1974, a cidade do Porto foi palco de alguns movimentos que reclamavam para a cidade a criação de um espaço para a exibição da arte produzida à época, de que é exemplo mais conhecido o designado “Enterro do Museu Nacional de Soares dos Reis”, uma manifestação de carácter performático realizada no dia 10 de Junho de 1974.

A importância do já existente Centro de Arte Contemporânea foi determinante para que a Secretaria de Estado da Cultura viesse a escolher o Porto para localização do futuro Museu Nacional de Arte Moderna. Em 1986, o Estado adquiriu a Quinta de Serralves para esse fim, e em 1989, é criada a Fundação de Serralves.

No final do ano passado, Inês Silvestre (Doutoranda em História da Arte na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa) apresentou uma comunicação sobre o mesmo tema no VI Fórum Ibérico de Estudos Museológicos: Novas Perspectivas de Investigação, promovido pela Universidade de Évora.

A MIDAS é uma revista dedicada aos museus enquanto campo de trabalho e reflexão interdisciplinar, com arbitragem científica, semestral e em acesso aberto. A revista é publicada em Portugal, mas assume uma abordagem internacional, privilegiando uma relação de proximidade e diálogo com os países de língua portuguesa e espanhola.

Créditos da imagem ©Arquivo MNSR DGPC/ADF
Fotografia da obra Um campo depois da colheita para deleite estético do nosso corpo (1973-1976) apresentada na exposição retrospetiva de Alberto Carneiro no MNSR em setembro de 1976.